Livro 3: JULIA! Na casa do Vovô e da Vovó




O terceiro livro de Julia começa com essa capa, cuja ilustração é, ao mesmo tempo, um marcador. Desamarrando a fita, sobram o título aplicado em tecido vermelho e o subtítulo pintado com caneta acrílica, sobre tricoline estampada. Essa ilustração substituiu uma outra, feita anteriormente, que mostrava Julia de frente. Isso porque eu não havia gostado da sua expressão.

Ao abri-lo, temos o miolo em lona branca, encadernado com fita cetim verde. Primeiramente, eu pensei em fazer a bainha nas páginas; depois, percebi que deixá-las desfiadas, "inacabadas", conferia mais leveza ao volume (leveza visual, quero dizer). Além disso, as histórias de Julia, tal como a dos livros, não passam de retalhos narrativos, contos recortados da vida dessa menina. Um livro nunca deve encerrar uma história; ao entreabrir-se, é como um portal aberto para outro tempo e outro espaço. As páginas em tecido desfiado parecem estender-se, assim, para além da sua dimensão física.


O prefácio foi escrito em nanquim sobre papel pintado e guache amarela, posteriormente costurado à máquina com linha vermelha.


Na folha de rosto, temos o título mais uma vez aplicado em tecido vermelho, subtítulo, nome da autora e feijõezinhos pintados com caneta acrílica. Ué, por que feijões? Acompanhe a história para descobrir!


Tudo começa num domingo qualquer. Aos domingos, é hábito almoçar com a família, na casa dos avós. As aquarelas, já postadas aqui, foram realizadas em papel e costuradas em linhas de varias cores aos retalhos de lona:


Nesta parte, duas ilustrações foram anexadas à direita. Na aquarela do carro de Papai, abri um recorte na janela para mostrar a ilustração de baixo, em que aparece Julia sendo levada de carrinho por Mamãe.


O texto foi escrito em papel pintado de guache vermelha e costurado na lona. Todas as ilustrações e caixas de texto (retângulos de papel) receberam uma "moldura"de linha costurada cuja cor variava conforme um critério pessoal de combinação.


Por fim, Julia chega à casa dos avós. O interior da casa, bem como as ruas por onde Julia passa até chegar nela, são livremente inspiradas em referências reais.


Também os personagens lembram um pouco os da nossa família, assim como a figura de Julia lembra um pouco minha filha nessa idade.


Às vezes escrevi o texto diretamente sobre a lona, usando um grafite bem macio. Outras costurei o texto em balões ou caixas de papel diretamente sobre as aquarelas.




Aqui, as páginas se abrem de modo diferente. A aquarela foi pintada em tamanho aproximado de 50 x 50 cm e eu a dobrei para encaixar no livro. No verso, bem onde fica a marca da costura do recorte de texto, eu pintei uma folha de parreira, instigando a abrir a aquarela dobrada em quatro partes...


...e quando a abrimos, vemos Julia morrendo de medo das folhas secas da parreira do Vovô. A Julia real tinha muito medo das folhas caídas no chão!


Na sequência abaixo, também alterei a organização dos retalhos de lona. Numa tira que se desdobra, fui contando o que acontece em volta da mesa da cozinha, enquanto Julia almoça.


E os feijõezinhos? Ora, são parte do almoço de Julia, junto com o pirê de aipim. E "feijãozinho" também era o seu apelido, dado pela Dinda, desde antes dela nascer.






Os apelidos dos tios são esses mesmos, até hoje. Este é o livro mais referenciado na vida da Julia de verdade. Na cena final, temos uma colagem de fotografias dela com a família, reforçando o seu gosto pelos porta-retratos.


A ilustração-marcador que decora a capa do livro também pode ser inserida aqui, e então percebemos que Julia está mostrando as fotografias para seu ursinho.


Mais feijõezinhos no final da história...


... e o colofão.


Na contracapa,  a apresentação do livro:


E, por fim, o livro fechado. Mas as histórias de Julia continuam...


Este livro mede 32 x 34 x 6,5 cm.
Tem 38 pgs (incluindo pgs desdobráveis).
Foi produzido com os seguintes materiais: papel canson, tecidos e lona de algodão, aquarela, guache, grafite, caneta acrílica, nanquim, cola, fixador mate, fita cetim e linha de costura.
As ilustrações foram produzidas entre dezembro de 2014 e maio de 2015.
O livro foi planejado, montado e finalizado durante o mês de dezembro de 2015.

3 comentários:

  1. Que maravilhoso seu trabalho, Paula! Está a venda?

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    1. Olá, Cláudia. Ainda não. Ainda falta um quarto e último livro, para terminar esta série. Depois, será preciso pensar numa forma de veiculá-los para apreciação.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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